breaking news

Entrega do Dossier de Candidatura de Lisboa a Capital Europeia do Desporto em 2021

Junho 29th, 2017 | by Antonio Tavares
Entrega do Dossier de Candidatura de Lisboa a  Capital Europeia do Desporto em 2021
NoticiasLx
0

Assinatura de protocolos de cooperação e desenvolvimento estratégico – Divulgação dos vencedores da 3ª edição das Olisipíadas – 29 de junho, 17h- Paços do Concelho

Realiza-se hojer, dia 29 de junho (quinta-feira), pelas 17h, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a Cerimónia de Formalização da Entrega do Dossier de Candidatura de Lisboa a Capital Europeia do Desporto em 2021, pelo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, ao Presidente da ACES Europe, Gian Francesco Lupatelli.

Na ocasião, e com um enquadramento dedicado à candidatura, serão celebrados protocolos de cooperação estratégica entre o Município de Lisboa, o Governo de Portugal e Instituições Governamentais, representados pelo Vereador do Desporto, Jorge Máximo, pelo Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, pela Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Fernanda Rollo e pelo Diretor-Geral da Saúde, Francisco George, visando acrescentar valor à visão do Município para o desporto e reforçar a estratégica definida de posicionar Lisboa ao nível das cidades de referência no panorama desportivo internacional.

O evento constitui-se como o culminar de um caminho de reflexão, maturação e desenvolvimento, levado a cabo pelo Município e por um conjunto alargado de parceiros estratégicos ao longo do último ano. Em resposta, o dossier de candidatura resultante integra um conjunto alargado de documentos e estudos científicos que visam explanar, de forma efetiva, a história e a relação estrutural da cidade de Lisboa com o desporto e com a atividade física.

A documentação a ser submetida inclui o testemunho de vários agentes da cidade, bem como a história do desporto e a oferta desportiva de Lisboa, os grandes eventos desportivos, a comissão de honra da candidatura e outra informação que retrata a visão do Município para 2021. A documentação vai ser analisada pela ACES Europe, entidade a quem o Parlamento Europeu reconhece a competência para atribuição do título de Capital Europeia do Desporto em 2021.

Destacam-se as presenças dos embaixadores da candidatura, os atletas Hugo Passos, multicampeão surdolímpico, Patrícia Mamona, campeã da Europa de Triplo-Salto e Telma Monteiro, medalhada de bronze dos Jogos Olímpicos Rio 2016, estando ausente, por razões conhecidas, o Selecionador Nacional de Futebol, campeão da Europa em 2016, Fernando Santos.

A cerimónia contará ainda com a presença dos Presidentes dos Comités Olímpico e Paralímpico de Portugal, Presidente da Confederação do Desporto de Portugal, Presidente da ACES Portugal, representantes das Federações Desportivas e Clubes Desportivos da cidade de Lisboa e figuras proeminentes do panorama desportivo nacional.

De olhos postos no futuro e estando a Câmara Municipal de Lisboa consciente da capacidade transformadora das gerações mais jovens, integra ainda a cerimónia, a divulgação dos vencedores da 3ª edição das Olisipíadas, o programa desportivo Municipal com maior abrangência populacional, dedicado na presente edição ao caminho para 2021.

Comments are closed.