breaking news

Universidade de Lisboa: Museus, Coleções e Património

Dezembro 12th, 2016 | by Antonio Tavares
Universidade de Lisboa: Museus, Coleções e Património
Centrais E
0

“Quando passamos na Alameda D. Afonso Henriques, em Lisboa, defronte das imponentes instalações do Instituto Superior Técnico, estamos longe de imaginar que ali se encontra um vastíssimo património associado a quase 200 anos de desenvolvimento da ciência e da tecnologia em Portugal;

quando vamos nadar ou jogar ténis ao Estádio Universitário de Lisboa, passa despercebida uma notável coleção de esculturas modernistas que ali se encontra, magnificamente integrada na paisagem;

quando saímos de Cascais a caminho do Guincho, poucas pessoas saberão que ali, no Forte seiscentista da Guia, existe um centro de investigação de topo em ciências do mar, sob a responsabilidade da Faculdade de Ciências.

e quantos saberão que está na Universidade de Lisboa o mais completo e autêntico laboratório químico oitocentista da Europa?

e que estão, também, os três jardins botânicos da cidade, um dos quais é o mais antigo do país?

ulisboa_mcp2016Profusamente ilustrado e com uma edição muito cuidada, 0 livro ‘Universidade de Lisboa: Museus, Coleções e Património’ reúne, de forma simples e acessível, o notável património científico, histórico, artístico e arquitetónico da maior universidade do país, incluindo os seus 11 museus e núcleos museológicos, mais de 200 coleções, bibliotecas e fundos documentais históricos, três jardins botânicos, 2 observatórios astronómicos e 44 edifícios de arquitetura notável, dos quais 12 classificados e premiados.

Com um total de 300 páginas em português e inglês, e mais de 200 fotografias, é a primeira vez que uma universidade portuguesa publica um livro tão completo sobre o seu património

A publicação, que resulta de um levantamento sistemático, foi considerada estratégica para que o património cultural da Universidade possa ser melhor preservado, valorizado, divulgado e utilizado por todos. É uma obra transversal e coletiva de toda a Universidade, tendo contado com o contributo de centenas de investigadores, professores, estudantes e funcionários.

A obra foi inteiramente concebida e realizada pela Universidade de Lisboa. A edição foi coordenada por Marta C. Lourenço e inclui prefácio do Reitor António Cruz Serra e textos de Ana Mehnert Pascoal, Ana Silva Rigueiro, Catarina Teixeira, David Felismino, Inês Gomes, João Paulo Martins, José Pedro Sousa Dias e Maria João Neto. O livro inclui ainda um exaustivo diretório de coleções e uma lista do património classificado e premiado da Universidade.

“O património cultural da Universidade de Lisboa cobre todas as áreas do saber, das ciências e engenharias às humanidades e às artes. Encontra-se em toda a cidade, da Ajuda à Alameda, da Cidade Universitária ao Rato, Príncipe Real e Chiado, do Jamor a Sacavém e da Lapa a Belém e à Expo., e está profundamente embebido na vida científica, tecnológica, económica e cultural da capital. Estende-se, de resto, a três concelhos limítrofes de Lisboa: Cascais, Oeiras e Loures. A Universidade de Lisboa é traço estruturante da cidade que a acolhe, de quem recebe alimento e vida e a quem devolve cultura, conhecimento e ciência.”

Comments are closed.